Dragagem em canal de acesso a portos e 8km de praia alargada em SC: veja números da maior obra do tipo no Brasil

  • 23/09/2025
(Foto: Reprodução)
Obra inédita de dragagem em canal com engorda de 8 km de praia em Itapoá A obra de dragagem do canal de acesso ao Complexo Portuário da Baia de Babitonga, no Norte de Santa Catarina, será a maior do tipo no Brasil, segundo o Porto de São Francisco do Sul. Além de possibilitar a entrada de navios de maior porte nas estruturas, o serviço vai viabilizar o alargamento de 8 quilômetros de praia em Itapoá. A ordem de serviço será assinada nesta terça-feira (23), com presença do ministro Silvio Costa Filho, dos Portos e Aeroportos. A previsão de início das obras até dezembro deste ano. A previsão é de que os trabalhos terminem no segundo semestre de 2026. ✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp Segundo o Porto de São Francisco do Sul, estrutura pública gerida pela SCPar, do Governo de Santa Catarina, e responsável por parte do serviço, os números da obra são: 🏗️ Maior obra de dragagem do Brasil; 📏 8 quilômetros da faixa de areia de Itapoá que serão beneficiados com a obra; 🪣 Obra fará destinação inédita dos sedimentos retirados do canal e os depositará na orla de Itapoá; 🤝 Pela primeira vez no Brasil, porto público firma contrato com um porto privado (no caso, Itapoá) para a realização de uma obra; ⚓ Dragagem vai possibilitar atracação de navios de até 366 metros de comprimento, tornando o Complexo Portuário da Baía da Babitonga o primeiro com essa capacidade. Obra A obra será feita pela empresa belga Jan De Nul, vencedora da licitação, que ficará responsável por dragar a areia do fundo do canal da Baía da Babitonga. Com o aumento da profundidade de 14 para 16 metros, a intervenção vai permitir que navios de maior porte, de 366 metros, operem na região. Hoje, o limite é de embarcações de até 336 metros. 🚢 O serviço vai custar R$ 324 milhões, e será pago por meio de uma parceria público-privada entre os portos de São Francisco do Sul e Itapoá. O investimento deverá ser devolvido de modo parcelado até dezembro de 2037, aproximadamente 11 anos após a conclusão. Mapa mostra como será a obra de drenagem de canal e alargamento de praia em SC Governo de SC/Dvulgação Já a fiscalização da obra será feita pelas empresas Geplan e Prosul e custará R$ 9 milhões. Para o serviço, a empresa vai usar a draga Galileo Galilei, mesma utilizada no engordamento da Praia Central de Balneário Camboriú. Pelo contrato, ela deve chegar até dezembro na região. Draga que atuou na obra de alargamento da Praia Central joga jato de água para cima em cerimônia de despedida de Balneário Camboriú Ivan Rupp/Divulgação Obra inédita no Brasil vai usar areia removida de canal para alargar praia Serviço terá draga usada no engordamento da orla de Balneário Camboriú Alargamento Com a draga, serão retirados 12,5 milhões de metros cúbicos de areia do fundo da Baía da Babitonga. Parte dos sedimentos, 6,4 milhões, serão colocados em 8 quilômetros de extensão da orla de Itapoá, cidade com a maior faixa litorânea do estado. Segundo o porto, o modelo pode ser replicado no sistema portuário nacional. Outra parcela da areia será levada para alto-mar, em uma área chamada de “bota-fora”. VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

FONTE: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2025/09/23/dragagem-canal-acesso-portos-praia-alargada-sc-veja-numeros-maior-obra-brasil.ghtml


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